"Porque a mais razoável das loucuras é aquela partilhada com o mundo." "Para um mundo razoável esqueçam a loucura das partilhas.."

Friday, November 26, 2004

Até quando o silêncio?


David Fonseca

Hoje vou falar daquela que já foi a minha banda de eleição e que, posteriormente, tornou-se uma das muitas e grandes desilusões que tive na vida. E passo a explicar..

Provavelmente conheço muito mais dos Silence 4 do que qualquer pessoa que vá lêr este Post; arrisco a dizer que conheço Silence 4 e tudo o que os envolveu como pouca gente conhece.
Não é qualquer banda que ultrapassa as 200 mil cópias vendidas em Portugal, não é qualquer banda que dá cerca de 100 concertos num ano, já para não falar na coragem que se demonstra ao arriscar a novidade que é cantar em inglês num país onde se fala mal o próprio português.
Os Silence 4 são uma banda desiquilibrada, ponto final. David Fonseca tem a melhor voz masculinda que Portugal alguma vez viu mas, como ele próprio assume, nada percebe de música; Sofia Lisboa, apesar de talentosa, apresenta carências na voz que, no entanto, foram sendo corrigidas com a bagagem que tantos concertos lhe conferiu; Rui Costa é o grande músico da banda, um dos melhores baixistas portugueses; Tozé Pedrosa é um baterista razoável, sem exageros e sem grandes falhas mas claramente tímido e reservado.

Tudo isto não faziam dos Silence4 uma banda mais do que banal.. Mas não o eram!
Little David Boy (natural de Marrazes, eterno apaixonado pela sua S.) é uma pessoa diferente, transborda uma criatividade que enfeita a melancolia que o persegue. Foi, em tempos, uma grande referência para mim; talvez pôr me rever nas suas letras, entrevistas e afins. Apesar da sua colagem (assumida) ao eterno Jeff Buckley era, e é, uma personagem com que Portugal nunca se tinha deparado.
Continua a ser alguém que admiro bastante.

A desilusão chega quando a banda anuncia o seu fim.
Ainda hoje não entendo como um conjunto de músicos com a plena noção de que arrastam multidões, que têm um grupo de fãs fieis e disponíveis, que conquistou o respeito de uma audiência e, mais difícil, dos críticos, como pode uma banda destas se separar tão precocemente por uma série de caprichos pessoais? Enfim.. Fica a recordação.

Ontem á noite, na RTP 1, passou um concerto dos meninos no Coliseu de Lisboa. Fui uma das 50 pessoas que viam a RTP áquela hora da madrugada.. Hoje revi todas as cassetes que tenho com concertos dos Silence4, relembrei todos os concertos a que assisti (incluindo David Fonseca a solo). Acendeu-me uma pontinha de nostalgia saudável, daquela que me faz escrever, compôr, pensar..
Fico-me por aqui, até porque não acredito que alguém tenha tido a paciência de lêr até este ponto do desabafo. Qualquer dia revelo umas curiosidades que pouca gente sabe acerca dos extintos (?!) Silence4!


P.S. - Respondendo a três dos comentários que me deixaram: 1) considero a Bridget Jones "fácil" pela quantidade de vezes que ela repete a palavra queca em cada cena do filme; 2) para a menina que conhece alguém que tem uma tara por mim: ela que me escreva uma carta onde me proponha sexo louco e desenfreado e que não se esqueça dos quadradinhos Sim, Não e Talvez para eu ter onde responder. Quem tem tara é tarado. 3) para a menina que diz que tenho a mão fria: lolol ficaste ao meu lado na missa?!

5 Comments:

Blogger Hipatia said...

Voltando à carga... :)))

Se em vez de dizer tantas vezes "queca" só pensasse em dá-las já servia? Já podia ficar sentadinha na missa a pôr cruzinhas no "sim", "não" e "talvez"?

eheheh

7:36 PM

 
Blogger R. said...

ou a memória do meu processador jah está xeia, ou u anti-gripe k acabei d tomar dificultou-m a capacidade de assimilação..mas a verdade é k n entendi u propósito du teu comentáriu..
continuo a faxer 1 gd xforxu pa entender..
mas n! nd! n entendi msm!!
lolol

8:22 PM

 
Anonymous Anonymous said...

inda gostava de saber se essas taras tem mesmo razao de ser ;P claro que devem ter..
pelos vistos andam mts ninas a suspirar pelo MIIIII lololol inda bem!!deves ser um porreiraço!!
silence 4!!uma banda simplesmente fantastica!!!borrow!!!a musica mais extraordinaria!!!mas sao todas extraordinarias!!!

beijocas!!


p.s-começo a ver que tens bons gostos...
:))))
see ya!!

12:24 AM

 
Anonymous Anonymous said...

bem eu tive a paciencia pa ler us teus desabafus tds :P lol =) tb curtia mt ouvir silence 4 :) mas pontx.. agr limitas-te a ouvir apenas david fonseca i é s keres... lol :P bjs Mi*

Bäbä =)*

4:26 PM

 
Blogger Vítor said...

df....o melhor

5:09 PM

 

Post a Comment

<< Home