"Porque a mais razoável das loucuras é aquela partilhada com o mundo." "Para um mundo razoável esqueçam a loucura das partilhas.."

Sunday, August 29, 2004

Era uma vez..

"Segundo ele, no início da criação, os homens e as mulheres não eram como são hoje; havia apenas um ser, baixo, com um corpo e um pescoço, mas a cabeça tinha duas faces, cada uma olhando para uma direcção. Era como se as duas criaturas estivessem presas pelas costas, com dois sexos opostos, quatro braços.
Os deuses gregos, porém, eram ciumentos, e viram que uma criatura que tinha quatro braços trabalhava mais, as duas faces opostas estavam sempre vigilantes e não podiam ser atacadas á traição, quatro pernas não exigiam tanto esforço para ficar de pé ou andar por longos períodos. E, o que era mais perigoso, a tal criatura tinha dois sexos diferentes, não precisava de ninguém para continuar a reproduzir-se.
Então, disse Zeus, o supremo senhor do Paraíso: 'Tenho um plano para fazer com que estes mortais percam a sua força.'
E, com um raio, cortou a criatura em dois, criando o homem e a mulher. Isso aumentou muito a população do mundo, e ao mesmo tempo desorientou e enfraqueceu os que nele habitavam - porque agora tinham de procurar de novo a sua parte perdida, abraçá-la novamente, e nesse abraço recuperar a força antiga, a capacidade de evitar a traição, a resistência para andar longos períodos e aguentar o trabalho cansativo. A esse abraço em que dois corpos se fundem de novo em um chamamos sexo." in Onze Minutos

Lembro-me perfeitamente de ter ficado petrificado quando li estas palavras..
Foi precisamente a partir deste momento que renunciei ao meu repúdio por Paulo Coelho e que me apercebi que valia a pena continuar a ler os seus livros.
São histórias assim que me fazem acreditar que tudo se baseia na tal busca da minha princesa encantada que, afinal, se viu separada de mim há muito tempo atrás.. =)

Cada vez que leio isto fico estranha, estúpida e exageradamente romântico, e não há nada mais perigoso do que isso. Por tal motivo este Post acaba aqui..

4 Comments:

Blogger Kyia said...

Tenho de confessar que nunca li nada de Paulo Coelho (no entato, e agora ainda mais, a curiosidade é muita!).

Este excerto é, de facto, dos melhores a "mostrar" o quanto o sexo não é um acto simplesmente físico, como há muito querem fazer acreditar), é realmente uma busca e a união de dois, agora um, corpos desligados.
A busca que eu já te disse não ser esquisitice... a busca que não é utópica, mas real, bem real.

Sempre acreditei naquela história da "alma gémea"... agora com o que li, começo a acreditar que, além da alma gémea, temos a outra parte de nós, perdida algures, da qual nos separaram por um acto de ciúme...

É por isso que continuo a pensar que é precisa muita sorte para a encontrar (à alma e ao corpo, num só) nesta vida...

Xinhuxxx..

1:13 PM

 
Blogger Psyché said...

Por acaso, sempre tive curiosidade em ler os livros do Paulo Coelho, até porque tinha um amigo meu que era vidrado nesse escritor, mas nãosei porque nunca me deu na telha de pegar num livro dele e começar a lê-lo, esse excerto é de facto muito bonito ,agora sim tenho vontade de pegar num livro dele e lê-lo...

Quanto a essa teoria da "alma gémea" e de que existe a outra parte de nós perdida no mundo, quanto a isso sou um pouco céptica...

Mas o excerto é muito bonito mesmo...

Jinhux***Su :)

2:15 PM

 
Anonymous Anonymous said...

para ti..apenas que encontres essa tua parte perdida...
pelo que tens demonstrado aqui mereces mais que qualquer outra pessoa encontrar a tua alma gemea...
a maior sorte do mundo...e que apareça num acaso..porque assim sabe bem melhor..
beijoca enorme pa ti...

jvp

9:26 PM

 
Blogger R. said...

JVP?? João Vieira Pinto?? lolol
Bigadu pelus votos.. =) xperu u msm k tu..

11:36 AM

 

Post a Comment

<< Home