"Porque a mais razoável das loucuras é aquela partilhada com o mundo." "Para um mundo razoável esqueçam a loucura das partilhas.."

Friday, February 03, 2006

JT Leroy, o andrógino



É a figura desconcertante que, nos últimos tempos, tem posto a América aos soluços. Veste de preto ou qualquer outra côr reflexo de uma personalidade sombria, quase não mostra a face e quando o faz pede com gentileza à objectiva que lhe desfoque os contornos, teve uma infância conturbada, acabou na prostituição, tem 25 anos, foi adoptado por uma família tradicional americana que o acolheu como um filho e, contam as suposições, porque é de suposições que falamos, que começou a escrever como terapia de salvação a uma vida que pouco lhe guardava. Jeremy Terminator Leroy, assim se quer identificar, ou JT Leroy, como assina, é o maior fenómeno da literatura americana dos últimos anos. O mistério a que o associam fez com que Sarah pulverizasse recordes de vendas.
O New York Times revelou recentemente que JT Leroy é uma farsa. Segundo o jornal, o escritor é na verdade Savannah Knoop, meia-irmã de Geoffrey Knoop, marido de Laura Albert, a mulher que o acolheu ainda jovem.
Uma história deliciosamente americana para seguir de longe, neste cantinho de Inês Pedrosas e Rui Zinks.
Música andrógina para acompanhar..

The White Stripes - You're Pretty Good Looking
The White Stripes - Jolene
The White Stripes - My Doorbell
Kings Of Convinience - Know How
Ryan Adams - Goodnite Hollywood Blvd.
Belle & Sebastian - Another Sunny Day
Artic Monkeys - Choo Choo
Artic Monkeys - Fake Tales Of San Francisco
Arcade Fire - Wake Up

0 Comments:

Post a Comment

<< Home